top of page

Festival de Cinema tem início em Santo Ângelo


Abertura do festival ficou por conta de Chrissie Jerke e Claus Jerke - coordenador do evento

Até o final desta semana, a sétima arte estará ainda mais presente na cidade de Santo Ângelo. Isso porque foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, 19 de agosto, o 4º Festival de Cinema de Santo Ângelo – promovido pela equipe diretiva e Departamento Cultural do Clube Gaúcho.

O evento, realizado na Sede Social do Clube, é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. Em contrapartida, a comunidade local e regional tem a possibilidade de conferir, gratuitamente, filmes produzidos em diversas partes do País.

“De uma coisa temos certeza: o nível técnico das produções inscritas para o Festival de Cinema tem se elevado a cada edição. Isso torna o evento ainda mais competitivo e expressivo no cenário nacional”, destacou o diretor do Clube Gaúcho, Jacques Barbosa, durante a solenidade de abertura.

Conforme frisou o coordenador do Festival de Cinema de Santo Ângelo, Claus Jerke, mais de 20 filmes foram inscritos, mas somente 17 passaram pela avaliação dos curadores. São curtas que representam estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará e São Paulo.

“Nós queremos estar no circuito nacional de cinema”, lembrou o diretor cultural do Clube, Luiz Carlos Cavalheiro, durante seu pronunciamento. “Para isso, contamos com parcerias, a exemplo da Secretaria Municipal de Cultural, onde fomos contemplados pelo Fundo Municipal da Cultura. São ações como esta que garantem, de fato, o desenvolvimento da cultura no município”, completou.

Em sua fala, o prefeito municipal, Luiz Valdir Andrés, elogiou a coragem da equipe diretiva do Clube Gaúcho em manter o festival há quatro edições. “Precisamos manter este evento e a prefeitura, no que for possível, estará ao lado da equipe para garantir a continuidade”, disse.

O Festival de Cinema teve início com a exibição do longa-metragem O Homem que Copiava, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). O filme conta com o recurso da áudio-descrição, sendo especialmente adaptado aos portadores de necessidades especiais.

Na sequência, ocorreram a solenidade de abertura e o início da Mostra Competitiva – que terá sequência nesta quinta-feira, junto com a Mostra Estudantil. Na sexta-feira, ocorrerá a entrega do Cisne de Ouro aos ganhadores nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Local, Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Música Original, Melhor Fotografia, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Estudantil e Melhor Filme do Júri Popular.

Novidade

Nesta quinta-feira, será exibido o filme a exibição do curta "O Corpo", ganhador na categoria Melhor Filme do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, do 43º Festival de Cinema de Gramado.

Diretor do Clube Gaúcho, Jacques Barbosa

Público acompanhou a abertura do festival


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page